Notícias

Pietro apresenta Moção de Aplauso ao grupo de Dança “Arte de Dançar” da Escola Braulina

10 de setembro de 2019
img-20190910-wa0111
O vereador Pietro Arnaud (Rede) apresentou nesta terça-feira (10), Moção de Aplausos ao Grupo de Dança “Arte de Dançar” composto por alunas da Escola Municipal Braulina Carneiro Quadros de Ponta Grossa, pela apresentação da Dança Folclórica Afro-Indígena Maculelê, realizada no VII Congresso da Educação.
 
O grupo “Arte de Dançar” , foi criado em 2013, sob o comando da professora de Educação Física, Sônia Eliana da Silva Massuti e é composto por meninas de 8 à 10 anos, pertencentes as turmas do 3º,4º e 5° ano e conta atualmente com 18 integrantes, tendo já realizado diversas apresentações, para os pais e para toda a comunidade, incluindo apresentação no Teatro Ópera durante a participação no Festival de Talentos realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa.
 
Todas as suas apresentações, com a escolha das músicas, coreografia e figurino são devidamente pesquisadas e estudadas antes de sua execução, para que estejam de acordo com o conteúdo previsto na matriz curricular.
 
Nesta oportunidade, o grupo de meninas do bairro Santa Lúcia, apresentaram a dança afro-indígena Maculelê.
 
O Maculelê é uma manifestação cultural oriunda da cidade de Santo Amaro da Purificação – Bahia, berço também da Capoeira. É uma expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.
 
Sua origem é desconhecida. Uns dizem que é africana, outros afirmam que ela tenha vindo dos índios brasileiros e há até quem diga que é uma mistura dos dois. O próprio Mestre Popó do Maculelê, considerado o pai do maculelê, deixa clara a sua opinião de que o maculelê é uma invenção dos escravos no Brasil, assim como a capoeira.
 
A Moção de Aplauso n.º 530/2019 é direcionada à Escola Municipal Braulina Carneiro Quadros, na figura de sua Diretora Cirlene de Fátima Rodrigues e Professora Sônia Eliana da Silva Massuti, pela apresentação artística de Maculelê, durante o VII Congresso de Educação e a Feira do Livro de Ponta Grossa.

img-20190910-wa0106