Notícias

Pietro Arnaud protocola Moção de Aplauso ao professor-doutor Adriel Ferreira da Fonseca, da UEPG

5 de junho de 2017
Pietro Arnaud protocola Moção de Aplauso ao professor-doutor Adriel Ferreira da Fonseca, da UEPG

O vereador Pietro Arnaud (Rede) protocolou, na tarde desta segunda-feira (5), Moção de Aplauso endereçada ao professor Adriel Ferreira da Fonseca, do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola (Desolo) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A razão da proposição é em virtude da realização do III Simpósio sobre Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas em Sistema de Plantio Direto, nos próximos dias 27 e 28 de julho, no Hotel Slaviero Executive Ponta Grossa.

De acordo com reportagem publicada no site da UEPG (“UEPG promove simpósio sobre solo e plantio direto”, disponível no endereço eletrônico http://portal.uepg.br/noticias.php?id=10765), o simpósio “visa à qualificação de técnicos atuantes tanto na região dos Campos Gerais quanto nos diversos ambientes de produção”. O evento é uma realização do Desolo/UEPG em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) e de empresas privadas da área. A coordenação geral é do professor Adriel Ferreira da Fonseca, que também está à frente do Laboratório de Nutrição de Plantas (LNP) do Desolo/UEPG.

“Parabenizo o professor Adriel pela realização do Simpósio”, afirma Pietro. “Sei da sua competência na sua área e também da importância desse tema na nossa região”, completa.

“O coordenador ressalta a importância do simpósio em suas temáticas porque, na atualidade, cerca de 38% do produto interno bruto (PIB) do Brasil está direta e indiretamente relacionado ao agronegócio, sobretudo devido aos constantes aumentos nos rendimentos dos mais diversos tipos de grãos”, informa a reportagem. “Neste cenário, os recordes de produção de grãos envolvem fatores como uso de insumos e genótipos melhorados; adequada capacitação dos profissionais envolvidos na cadeia de produção; uso de alta tecnologia nas máquinas, implementos e demais itens componentes da infraestrutura da empresa rural; e uso do sistema plantio direto (SPD)”, continua.

“Adriel Fonseca acentua que o significado do simpósio para a área tem a ver com a inquestionável relevância das instituições promotoras na região e por sua sólida parceria e experiência na realização de eventos conjuntos. Ação, segundo o coordenador, visa à qualificação de técnicos atuantes tanto na região dos Campos Gerais quanto nos diversos ambientes de produção do país, com enfoque na atualização em sistema plantio direto. O professor Adriel projeta o sucesso da terceira edição do simpósio, que, na edição de 2010, teve cerca de 400 participantes, oriundos de 12 estados brasileiros e de quatro países do Mercosul”, conclui a reportagem.

Foto UEPG